Recomendações para Manutenção de Gramados no Período de Primavera / Verão

Recomendações para Manutenção de Gramados no Período de Primavera / Verão

Os gramados têm a propriedade do rejuvenescimento, isso mesmo, um gramado velho e deteriorado, sem um verde exuberante, pode se transformar em um belo gramado vigoroso de um verde estonteante, apenas com a execução de alguns tratos culturais, que apresentaremos a seguir, pois no período de Primavera/Verão, onde temos os dias mais longos e temperaturas mais elevadas, o metabolismo das gramas atua com mais intensidade, acelerando o seu crescimento.

Sequência dos trabalhos:

  • Corte baixo do gramado para homogeneizarmos a altura do gramado e evidenciarmos alguma irregularidade no nivelamento superficial, no piso.
  • Se acharmos que o piso está compactado, o uso de equipamentos que possam promover esta descompactação deve ser utilizado, neste momento.
  • Caso o gramado tenha formado um “colchão”, o uso de um equipamento de corte vertical pode ser usado neste momento, para a retirada do excesso de material orgânico e de estolões.
  • Se o corte vertical for feito, deve-se promover novamente o corte do gramado, com a máquina de corte normal.
  • Cobertura (topdressing) com uma mistura de areia média (70%) e matéria orgânica (30%) de boa qualidade deve ser feita em todo o gramado, que servirá principalmente para a correção das pequenas irregularidades do piso.
  • Adubação de cobertura com fertilizante composto (NPK) na formulação 20-10-20 ou similar, na proporção de 25 gr/m², em gramados maiores, use uma adubadeira manual. Logo após a aplicação, irrigar generosamente.

Colocamos todas as etapas que um gramado deteriorado pode receber, neste período, e em função da avaliação do estado atual do seu gramado, avalie a necessidade de se fazer o tratamento completo, ou parte dele.

As execuções destas etapas vão proporcionar um gramado novo, denso, compacto e de uma cor verde intensa.

Todo o trabalho, que de certa forma, agrida o gramado (corte vertical, descompactação, corte baixo e etc.), deve ser executado neste período e nunca durante o período de Outono/Inverno.

Comentários( 2 )

Deixe seu comentário